logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

25 de Abril sempre!

25 de Abril sempre!

25 de Abril sempre!

No dia 25 de Abril de 1974 teve fim um regime anti-democrático perverso. A falta de Democracia não teve apenas como consequência a tortura, opressão e desrespeito pelos direitos dos portugueses em geral e de quem se opunha ao regime em particular. A falta de Democracia também condicionou o desenvolvimento nacional no que diz respeito à educação da população, e por essa via no que diz respeito a inúmeros outros aspectos. A falta de Democracia também condicionou as opções estratégicas e militares, com tudo o que isso custou em vidas, quer portuguesas, quer das populações dos territórios ocupados.

As transformações trazidas pelo 25 de Abril são a demonstração cabal da importância da Liberdade e da Democracia. Por essa razão, devemos acarinhar e proteger e aprofundar a Democracia, lutando contra as suas várias ameaças, incluindo as forças que conduzem ao seu esvaziamento.

Na verdade, o progressivo esvaziamento da Democracia ao longo das últimas décadas, que se tem verificado em vários países desenvolvidos, em muito tem prejudicado as populações destes países em geral, e os portugueses em particular.

É nesse contexto que lembramos: o ISDS ameça a Democracia.

Sendo o 25 de Abril um dia tão oportuno para lembrar este facto, a TROCA juntou-se ao desfile na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e distribuiu folhetos informativos, como tem feito todos os anos.

Este ano foram distribuídos principalmente folhetos sobre o ISDS e o MIC, e apelos à assinatura da petição «Direitos Humanos primeiro! Justiça igual para todos!».

25 abril PS