logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio international justo

A Oikos continua na luta contra o ISDS

A Oikos continua na luta contra o ISDS

A Oikos continua na luta contra o ISDS

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, logo no lançamento da campanha europeia “Direitos para as pessoas, regras para as multinacionais – STOP ISDS” no dia 22 de Janeiro, lembrou a sua posição contra o TTIP e a sua continuada oposição ao ISDS. Por essa razão apelou à assinatura da petição que peleja por “Direitos humanos primeiro” e “Justiça igual para todos»:

«A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento continua na luta contra o TTIP e contra um dos seus aspetos mais negativos. Ajude-nos a parar o recurso das empresas multinacionais aos tribunais arbitrais (não judiciais) caso os Estados coloquem a proteção dos cidadãos à frente dos lucros empresariais. Assine a PETIÇÃO!

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento esteve na linha da frente da Iniciativa de Cidadãos Europeus contra o TTIP (Transatlantic Trade and Investment Partnership). Entre várias razões que motivaram esta intervenção da Oikos foi o facto de o TTIP incluir o Investor State Dispute Settlement (ISDS), um mecanismo que permite às empresas multinacionais o recurso a tribunais arbitrais (não judiciais) para reclamar do Estado (e dos contribuintes) indemnização sobre lucros cessantes, caso o Estado legisle, com intenção de proteger as pessoas, o ambiente, o património cultural e outros, no sentido de permitir determinadas práticas hostis como o fracking, a produção de carne com hormonas, etc.
Entendendo que este mecanismo atenta contra o Estado de Direito Democrático e é estruturalmente injusto, a Oikos aderiu à Campanha europeia de recolha de assinaturas com vista a por fim a este mecanismo nos atuais acordos comerciais e nos futuros.

A partir das 00.00 do dia 22 de Janeiro de 2019, assine aqui a petição AQUI!

Para mais informação visite https://www.plataforma-troca.org/stop-isds/»