logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

A Rede STOP UE-Mercosul Portugal

A Rede STOP UE-Mercosul Portugal

A Rede STOP UE-Mercosul Portugal

Foi recentemente criada uma rede de associações e colectivos em Portugal que, compreendendo a ameaça que o Acordo UE-Mercosul representa para o Planeta e para as Pessoas, querem lutar contra a sua ratificação.

O manifesto da rede é curto e directo ao ponto:

«Somos uma rede de várias organizações portuguesas, colectivos e movimentos sociais, unidos numa aliança contra o Acordo UE-Mercosul. Juntos vamos impedir que este acordo tóxico seja ratificado.

O Acordo UE-Mercosul, se ratificado, viola os princípios da transparência e será devastador para o Ambiente, para os Direitos Humanos, para a justiça climática, para a saúde pública, para os pequenos mercados e agricultores, para a soberania alimentar, para os trabalhadores e para a Democracia.

Juntos, defendemos um mundo de solidariedade, no qual a diversidade seja uma força. Como tal, opomo-nos a todas as formas de opressão, racismo, discriminação e rancor nacionalista. Organizações que queiram fazer parte desta campanha mas não partilhem estes valores, serão rejeitadas.»

Além da TROCA, a rede inclui a Greve Climática Estudantil, o Climáximo, a STOP Despejos, Fórum Indígena Lisboa, a Climate Save Portugal, entre outras organizações que já se juntaram e ainda se irão juntar.