logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

A TROCA apoia os estivadores

A TROCA apoia os estivadores

A TROCA apoia os estivadores

A TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo defende que o comércio internacional pode ser fonte de prosperidade, mas é fundamental que seja social e ecologicamente sustentável.

Infelizmente, quando observamos o processo de globalização que ocorreu nas últimas décadas, verificamos que em muitos contextos teve lugar uma destruição ambiental ou social por vezes perniciosa, por vezes devastadora.

Uma área intimamente ligada ao comércio internacional em que, particularmente na Europa, se tem verificado uma erosão dos direitos laborais e dos rendimentos em conjunção com um aumento da precariedade e insegurança, é a actividade de estiva. A alteração do contexto político, a concentração de mercado e a falta de escrúpulos de alguns agentes que operam neste sector, tem levado a uma brutal degradação das condições de trabalho dos estivadores.

Este processo, que se tem verificado por toda a Europa, assumiu contornos particularmente escabrosos em Portugal. A TROCA, que luta contra as formas de comércio internacional “tóxico” subjacentes a estes desenvolvimentos, manifesta a sua solidariedade com a greve dos estivadores e deseja o maior sucesso da mesma.

Queremos um comércio internacional que não ignore os impactos ambientais e sociais, que não atente contra a coesão social, os direitos laborais, a Justiça e a Democracia. Queremos um Comércio Internacional Justo.