A TROCA participa no dia de acção da Greve Climática Estudantil no Montijo

No dia 19 de Março, o movimento global Fridays for Future levou mais uma vez à rua, em inúmeras cidades e países, o alerta sobre a crise climática e a urgência da tomada de medidas de combate às alterações climáticas.

Também em Portugal houve acções presenciais da Greve Climática Estudantil (GCE) em várias cidades e com a participação de vários outros movimentos. A TROCA associou-se à acção presencial do núcleo da GCE do Montijo, tendo participado na concentração e na Marcha que partiu da Câmara Municipal do Montijo e terminou no Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro, onde teve lugar uma longa conversa sobre os temas Libertação Animal e Comércio Justo. A TROCA teve oportunidade de conversar sobre as implicações funestas do Tratado da Carta da Energia (TCE) e do Acordo previsto entre a União Europeia e o Mercosul – dois acordos que em tudo são contrários aos objectivos da neutralidade climática e que, portanto, são inaceitáveis.

Enquanto o EU-Mercosul, que está actualmente a ser combatido numa rede nacional e outra rede internacional, vai agravar a crise climática em múltiplas vertentes e constitui um ataque genocida aos povos indígenas, o TCE protege os combustíveis fósseis e bloqueia as medidas climáticas e a transição energética.