logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

A União Europeia vai rever a sua política de comércio?

A União Europeia vai rever a sua política de comércio?

A União Europeia vai rever a sua política de comércio?

Phil Hogan, comissário do Comércio, declarou que a União Europeia irá rever a sua política de comércio este ano e não no próximo, como estava inicialmente previsto, em resposta aos desafios que a pandemia mundial causada pelo Coronavírus colocou.

Muitos dos problemas que dificultaram uma resposta eficaz à pandemia prendem-se com a existência de uma rede de comércio pouco resiliente, com cadeias de produção com poucas redundâncias e muitas vulnerabilidades. A incapacidade de produzir a adequada quantidade de máscaras na Europa ou mesmo de obter os produtos químicos para produzir certos medicamentos prejudicou significativamente a eficácia da resposta à crise, e tem levado muitos a reequacionar os actuais paradigmas que têm presidido à estruturação do comércio internacional.

As propostas de resposta a este problema têm sido principalmente a de reindustrializar alguns sectores (em particular o farmacêutico, onde as lacunas foram mais desastrosas) e o de diversificar as cadeias de produção, mas mesmo no que concerne a estas respostas têm-se ouvido vários apelos a que sejam bastante circunscritas. As questões de âmbito ambiental parecem ter tido pouco peso nestas considerações.