logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Acordo UE-MERCOSUL em risco

Acordo UE-MERCOSUL em risco

Acordo UE-MERCOSUL em risco

A TROCA tem vindo a apelar à não-ratificação do acordo UE-MERCOSUL não só devido à falta de garantias adequadas para defesa do ambiente, dos Direitos Humanos e do bem-estar animal, mas também devido ao contexto político actual em que o acordo terá como efeito agravar os ataques a ambos e tornar-nos cúmplices de crimes de enorme gravidade.

É por isso com alegria que recebemos a notícia de que o acordo UE-MERCOSUL está em risco, após a resolução vinculativa aprovada esta quarta-feira por quatro dos cinco partidos austríacos com assento parlamentar.

De acordo com a resolução, a Áustria vetará a celebração do acordo no Conselho Europeu, impedindo assim a ratificação do mesmo. França, Irlanda, Finlândia e Luxemburgo já tinham manifestado reservas na sequência dos recentes incêndios na floresta amazónica.

Segundo o esquerda.net, «boa parte dos partidos austríacos que chumbaram o Mercosul declaram-se adeptos do comércio livre. As principais dúvidas prendem-se com a importação de produtos agrícolas cujos padrões ambientais não correspondem aos praticados na UE. Para além da proteção ambiental, também foi manifestada preocupação quanto aos padrões sociais e laborais, o trabalho infantil e ao respeito pelo princípio da precaução nos produtos importados.»