logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

António Costa, no PE, confrontado com a exploração de petróleo e a aprovação do CETA em Portugal!

António Costa, no PE, confrontado com a exploração de petróleo e a aprovação do CETA em Portugal!

António Costa, no PE, confrontado com a exploração de petróleo e a aprovação do CETA em Portugal!

No dia 14 de Março, na sessão plenária do Parlamento Europeu, durante o “Debate sobre o futuro da Europa”, o co-Presidente do Grupo Parlamentar Europeu Greens/EFA ( The Greens/European Free Alliance), Philippe Lamberts, felicitou o Primeiro-Ministro Português, António Costa, pelo seu empenho numa Europa mais social e apelou para que torne Portugal um líder da transição ecológica.

“Se a UE quer recuperar o franco apoio dos seus cidadãos, tem de pôr de lado a obsessão com a austeridade e vocês fizeram-no! Virando a página da obsessão com a austeridade e privilegiando o investimento. Mas atenção, não qualquer investimento. Na nossa opinião, esse investimento deve ser feito naquilo que garanta a cada um dos nossos concidadãos uma vida digna, respeitando os limites físicos e biológico que a natureza nos impõe.
Deste ponto de vista, Sr. Primeiro-ministro, não se pode dizer que Portugal neste momento possa ser considerado líder da transição ecológica. Como exemplos temos a EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO NA COSTA PORTUGUESA ou a pesca intensiva de sardinha. Nós estamos convencidos de que é crucial para a Europa estar na vanguarda da inovação ecológica económica para responder ao imperativo climático e tornar-se um fornecedor de soluções para o resto do mundo.
Permita que conclua em tom entusiástico. Nunca percebi como é que a sua coligação pôde suportar espontâneamente um acordo comercial como o CETA. Este tipo de acordo de comércio livre, de inspiração neoliberal, parece-me contradizer as medidas de justiça social que o Sr. Primeiro-ministro está a implementar em Portugal. Se todos os sociais-democratas deste Parlamento se tivessem oposto, o CETA estaria morto e enterrado.”

antonio costa

 

 

 

António Costa

 

philipe lambert

 

 

 

Philippe Lamberts do Greens/EFA

https://multimedia.europarl.europa.eu/hu/-ep-plenary-session—debate-with-the-prime-minister-of-portugal-antnio-costa-on-the-future-of-europe-first-round-of-political-group-leaders_I152098_05-V_rv

No FB, com legendas em português: https://www.facebook.com/greensefa/videos/vb.150527751674751/1745274015533442/?type=2&theater