Campanha internacional – O Destino da Amazónia e seus Guardiões está ligado ao nosso

Diversos colectivos por todo o mundo lançam campanha internacional contra o acordo UE-Mercosul, ao mesmo tempo pressionando a União Europeia a congelar as importações de produtos ligados à desflorestação da floresta Amazónica e violação dos direitos dos povos indígenas, intitulada de: O Destino da Amazónia e seus Guardiões está ligado ao nosso. Nas iniciativas deste movimento se centram uma petição e um vídeo criado em conjunto com as comunidades indígenas. A TROCA junta-se a esta campanha contra este perverso acordo e por um mundo mais justo.

Replicamos aqui o manifesto desta campanha:

Após 20 anos de negociações, os acordos de livre comércio entre a União Européia e o Mercosul estão prestes a se tornar uma realidade. Esses acordos causarão danos ambientais bem conhecidos (desmatamento, incêndios…), mas além do impacto sobre a biodiversidade, queremos insistir sobre os perigos do destino dos povos indígenas e seus direitos. Após os assassinatos de 7 chefes indígenas em 2019, 1120 casos de violência contra a herança dos povos indígenas, o saque de áreas protegidas, mais de 11.088 km² de florestas amazônicas destruídas, o que mais precisamos para agir? A solução certamente não é negociar “livremente” com o Brasil de Jair Bolsonaro!

A UE já esqueceu a importância cultural, ambiental e social dos povos indígenas? A UE está pronta para destruir 30 anos de esforços coletivos, de acordos para a proteção da natureza, dos povos e de toda a humanidade?

Como cidadãos europeus, nós temos um papel a desempenhar! Vamos nos mobilizar para :
o abandono imediato e definitivo do acordo comercial UE-Mercosul
o congelamento das importações de produtos e recursos ligados ao desmatamento (soja, açúcar…)
a criação de uma coalizão de parlamentares europeus para garantir a proteção da Amazônia e de seus povos.
Somos mais de 70 lideranças indígenas, jovens mobilizados pelo clima e organizações da sociedade civil, e convidamos você a se juntar a nós, porque esse é um assunto que preocupa a todos!

Assine e partilhe a petição internacional.