logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

Carta enviada aos candidatos à presidência da república

Carta enviada aos candidatos à presidência da república

Carta enviada aos candidatos à presidência da república

Assunto: Os tratados de livre comércio e investimento e a Soberania do Estado

Exmo(a). candidato(a)

Na qualidade de cidadãos preocupados com a defesa da Democracia, a Plataforma Não ao Tratado Transatlântico (1) vem por este meio exortar a que no tempo de antena previsto para a sua candidatura tome uma posição clara e contribua para o esclarecimento dos portugueses acerca dos Tratados Transatlânticos (CETA, TTIP e TISA (2)).

A transparência, a informação dos cidadãos e o debate cívico são condições sine qua non do funcionamento democrático, o respeito pelo papel da opinião pública também. Estamos seguros que concordará que a Democracia se constrói com a participação directa dos cidadãos e consequente representação por parte de quem é  eleito.

Cientes que os Portugueses não estão devidamente informados acerca das consequências destes tratados, este é um dos momentos importantes para serem abordados. Pela sua relevância, sugerimos que expresse a sua posição nomeadamente em relação à opacidade do processo de negociação, à desregulamentação das normas regulatórias e à protecção dos lucros empresariais através do ISDS, em detrimento dos interesses das pessoas e do planeta.

Agradecendo antecipadamente a sua colaboração,

Saudações democráticas

P’la Plataforma Não ao Tratado Transatlântico

Ana Mendes

Cathia Ziebel

Conceição Alpiarça

Graça Horta

Graça Passos

Leonor Duarte

(1) Manifesto: www.nao-ao-ttip.pt/manifesto

(2) Os tratados corporativos que ameaçam os cidadãos em 2016: www.nao-ao-ttip.pt/os-tratados-corporativos-que-ameacam-os-cidadaos-em-2016