logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Como as multinacionais fogem à Justiça

Como as multinacionais fogem à Justiça

Como as multinacionais fogem à Justiça

A rede Mind The Gap é um grupo de organizações da sociedade civil de todo o mundo com o objetivo de promover o respeito pelos direitos humanos e obter justiça e reparação para indivíduos e comunidades cujas vidas e meios de subsistência tenham sido afetados negativamente por empresas multinacionais. O respeito pelos Direitos Humanos é uma condição necessária para um comércio internacional justo.

Nesse contexto, a rede procura denunciar e combater as situações em que empresas multinacionais conseguem fugir à justiça com recurso a várias tácticas (sendo o ISDS uma delas).

Foi por essa razão que apresentaram um panfleto em português (do Brasil) com as cinco estratégias empresariais para evitar a responsabilidade por violações dos direitos humanos.

O panfleto, que tem apenas 4 páginas, com texto claro, simples, rigoroso e elucidativo, permite conhecer as estratégias expostas e a importância de reagir.

A TROCA saúda o conteúdo e o panfleto, que surge num momento em que se discutem medidas contra a impunidade empresarial na UE e se negoceia o Tratado Vinculativo na ONU.