“Não ao TTIP pela porta das traseiras!”: Organizações da sociedade civil alertam contra concessões perigosas nas negociações comerciais UE-EUA.
Mais de 100 organizações da sociedade civil de toda a Europa denunciam as declarações da Comissão Europeia sobre as negociações comerciais UE-EUA. Para agradar a Trump, está a pôr-se em risco a Saúde e o Ambiente.
As recentes declarações do comissário do Comércio da UE, Phil Hogan, provocaram uma forte reacção por parte de grupos da sociedade civil. Confrontado com as exigências dos EUA de mudar as regras da UE sobre resíduos de pesticidas nos alimentos, tratamento químico de aves de capoeira (‘galinhas cloradas’) e OGM, o Comissário disse que vai procurar soluções para essas ‘barreiras regulatórias’.
Uma declaração conjunta, assinada por mais de 100 organizações de toda a Europa, expressa preocupação com estes desenvolvimentos, que ameaçam medidas adoptadas para proteger padrões de qualidade, a saúde pública e o meio ambiente. Alertam ainda a Comissão de que está a pôr em risco o seu próprio “Acordo Verde Europeu”, inclusive em áreas como os pesticidas.