Conversa: “Outra Globalização é possível – chegou a hora do contra-ataque!”

No próximo dia 10 de Janeiro, quinta-feira, a partir das 21h30, terá lugar no espaço Com Calma (Rua República da Bolívia 5 C, 1500-543) em Lisboa, uma breve apresentação seguida de conversa.

A Plataforma TROCA promove o evento, que tem a seguinte descrição:

«No dia-a-dia verificamos que as ameaças ambientais se tornam cada vez mais graves e perigosas, que os salários reais estão estagnados, enquanto as desigualdades de riqueza e rendimento se agravam, que a Democracia se vai esvaziando e que em muitos países a extrema direita está em clara e ameaçadora ascensão.

Estas tendências não são alheias à forma como tem sido gerida a Globalização. Os acordos de Comércio e Investimento são os alicerces da Globalização. Eles asseguram às multinacionais privilégios que obrigam os estados a pagar pesadas indemnizações quando aprovam legislação  (ambiental, laboral, etc.) que ameace os seus lucros.

Esta tendência tem aumentado de dia para dia e já chegou a Portugal, onde recentemente os accionistas da EDP ameaçaram os contribuintes portugueses com o recurso a estes mecanismos de “justiça” paralela. Abre-se um precedente muito perigoso para as nossas finanças e para a nossa Democracia.

Por outro lado, as multinacionais usufruem de impunidade no palco internacional para várias violações dos Direitos Humanos.

No entanto, existe um movimento cada vez mais alargado de associações, colectivos e sindicatos empenhado em inverter esta situação. Dia 22 de Janeiro será lançada uma campanha mundial com esse objectivo. Terá  hipóteses de sucesso? O que pode cada um de nós fazer?»

Convidamos todos os interessados a estarem presentes no espaço Com Calma, já na próxima quinta-feira, dia 10 de Jan., 5ª feira, pelas 21:30h. Apesar de o convite ser feitoum pouco em cima da hora, esperamos poder contar com a vossa presença!