Encontro Nacional da Justiça Climática

Nos dias 21 e 22 de Fevereiro teve lugar o 5º Encontro Nacional pela Justiça Climática, no Colégio Almada Negreiros, em Lisboa.

A iniciativa, que contou com o apoio da TROCA, abordou diversas temáticas, desde o transporte de animais vivos, ao papel da arte na luta pela Justiça Climática, passando pelas questões associadas à indústria alimentar, à extração de gás, à central termoeléctrica de Sines, às viagens aéreas e à indústria de extracção.

De particular interesse para a TROCA foi a sessão especial intitulada “Povos Indígenas: Justiça Social, Ambiental e Climática”. Aqui, membros das associações Aliança pela Amazónia, Coletivo Alvito, Coletivo Andorinha, Colombianos por la Paz, Fórum Indígena, Jornalistas Livres e Rede 8 de Março apresentaram a sua perspectiva sobre as ameaças recentes de que os povos indígenas têm sido vítimas.

Esta questão é da maior importância para a TROCA, na medida em que uma importante razão para nos opormos ao acordo UE-MERCOSUL é precisamente o facto deste acordo incentivar este tipo de ameaças sobre os povos indígenas da América do Sul. Além disso, o acordo também ameaça a Floresta Amazónica e outras florestas, bem como o património natural sul-americano em geral. Além destes motivos, e mais relacionado com a questão da Justiça Climática, o acordo UE-MERCOSUL contribuirá para um aumento das emissões de gases de efeito de estufa.

Encontro Nacional da Justiça Climática -TROCA