Em Novembro de 2022, na sequência de uma onda de anúncios de retirada de países-membros da UE do Tratado da Carta da Energia (TCE), também o ministro do Clima e Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciou que o governo estaria a avaliar a retirada desse obsoleto tratado do século passado, que protege os combustíveis fósseis.
Porém, até hoje, mais nada se soube sobre o resultado dessa avaliação.
Por isso, preparámos uma acção de envio de emails, pedindo aos ministros do Ambiente e Ação Climática e ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, bem como ao Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, que Portugal anuncie a sua saída e apoie a saída coordenada da UE do TCE.
Em conjunto com a ZERO, que também promove esta campanha, foram enviados já 280 emails! Mas lamentavelmente ainda não conseguimos o nosso objectivo.
Por isso pedimos a todos os que ainda não enviaram, que o façam e que divulguem aos vossos contactos, para chegarmos aos 300!
É muito fácil, basta apenas AQUI preencher o nome e o email, tudo o resto se passa automaticamente.
Este tratado é uma ameaça à transição energética e protege as emissões de gases com efeito de estufa, porque espera o governo para nos libertar deste dinossauro??