O alheamento e falta de informação da população em geral em relação aos impactos e consequências do CETA é esmagador. Tanto os partidos como os órgãos de comunicação social têm responsabilidades nesta matéria, mas não só. Vários cidadãos com espaços permanentes de opinião na imprensa ou rádio e televisão têm oportunidade de lançar o debate público sobre uma questão estruturante com impactos de longo prazo, escapando ao imediatismo dos últimos “fait-divers”. A Plataforma Não ao Tratado Transatlântico tem feito um esforço de sensibilização de várias dezenas de comentadores nestas circunstâncias, até agora com um grau de sucesso muito reduzido.
Apelamos portanto a todos os cidadãos que nos ajudem neste apelo a um conjunto de pessoas com espaço na comunicação social, para que ajudem a romper a “muralha de silêncio” que rodeia este tema, e contribuam para que os cidadãos deixem de estar alheados em relação a uma questão tão importante.
Por favor, quando enviarem as mensagens aos comentadores e/ou cronistas, enviem também em BCC, para o email: info@nao-ao-ttip.pt, a fim de podermos contabilizar essas mensagens para sabermos de forma mais consistente, o número de cidadãos que o efectuaram.