logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio international justo

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Apresentação “Outra Globalização é possível” na Fábrica de Alternativas

Janeiro 19 - 18:30

Apresentação "Outra Globalização é possível"

No dia 19 de Janeiro, pelas 18h30, terá lugar em Algés, Rua Margarida Palla 19A, uma apresentação intitulada “Outra Globalização é possível – chegou a hora do contra-ataque!”.

A apresentação será feita por João Gama, membro da TROCA, e será seguida de um debate entre os participantes. A apresentação será centrada nos seguintes aspectos:

«No dia-a-dia verificamos que as ameaças ambientais se tornam cada vez mais graves e perigosas, que os salários reais estão estagnados, enquanto as desigualdades de riqueza e rendimento se agravam, que a Democracia se vai esvaziando e que em muitos países a extrema direita está em clara e ameaçadora ascensão.

Estas tendências não são alheias à forma como tem sido gerida a Globalização. Os acordos de Comércio e Investimento são os alicerces da Globalização. Eles asseguram às multinacionais privilégios que obrigam os estados a pagar pesadas indemnizações quando aprovam legislação  (ambiental, laboral, etc.) que ameace os seus lucros.

Esta tendência tem aumentado de dia para dia e já chegou a Portugal, onde recentemente os accionistas da EDP ameaçaram os contribuintes portugueses com o recurso a estes mecanismos de “justiça” paralela. Abre-se um precedente muito perigoso para as nossas finanças e para a nossa Democracia.

Por outro lado, as multinacionais usufruem de impunidade no palco internacional para várias violações dos Direitos Humanos.

No entanto, existe um movimento cada vez mais alargado de associações, colectivos e sindicatos empenhado em inverter esta situação. Dia 22 de Janeiro será lançada uma campanha mundial com esse objectivo. Terá  hipóteses de sucesso? O que pode cada um de nós fazer?»

Convidamos todos os interessados a estarem presentes.

Detalhes

Data: