logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Greve Climática Estudantil

Maio 24

manifestacao - clima

A Greve Climática Estudantil é um movimento nacional e internacional, que no caso de Portugal reúne estudantes de várias regiões e localidades para a construção de um movimento forte por todo o país. Arcos de Valdevez, Armamar, Aveiro, Barcelos, Braga, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Ourém, Pombal, Ponte da Barca, Porto, Sabugal, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Pouca de Aguiar, Viseu, já integram o movimento, e a cada dia mais uma se junta.

Semanalmente temos feito reuniões nacionais nas quais os núcleos regionais expõem as suas dificuldades, progressos e ideias para a divulgação e construção do movimento. É ainda frequente o contacto com o grupo internacional, onde cada país fala das suas dinâmicas próprias, ajudando deste modo os países que estão agora a começar, como é o caso de Portugal. No passado 15 de Março, mais de 1500 localidades e mais de 100 países aderiram ao movimento por todo o mundo, e em Portugal cerca de 20000 estudantes saíram à rua por todo o país para protestar contra a inação governamental face às alterações climáticas.

O movimento estudantil surgiu em torno do desespero da jovem Greta Thunberg ao pensar no nosso futuro, mas não somos só nós, estudantes, que estamos em risco se não forem tomadas medidas de ação urgentes agora. Saímos à rua porque acreditamos em Justiça Climática, protestamos para que o governo e grandes empresas nos ouçam, e continuamos a lutar porque até agora, o que foi feito não foi suficiente, e nós não desistimos do nosso futuro, nem do nosso planeta. Por tudo isto vos escrevemos, numa tentativa de unirmos forças para o próximo 24 de Maio, alargando a greve para todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras. A ação do movimento sindical e dos coletivos é essencial para que mostremos a nossa força, para que mostremos que é o planeta de todos que está a ser prejudicado, para mostrar que esta é uma luta de todos e de todas, independentemente da profissão, faixa etária, sexo ou estatuto social.

Detalhes

Data:
Maio 24
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, ,