logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

Historial da Plataforma

Campanhas, participação em dezenas de debates, publicação da informação relevante, diálogo com outras organizações, associações, sindicatos...

2021

30 de Setembro 2021
Conferência Internacional sobre o TCE com a Universidade Autónoma

Nesta iniciativa da Universidade Autónoma Departamento de Direito da Universidade Autónoma e o seu Centro de Investigação Ratio Legis sobre o Tratado da Carta da Energia vs. Regulação Climática, tivemos a especializada e distinta presença do Dr. Martin Dietrich Brauch, Investigador Jurídico no Columbia Center on Sustainable Investment (CCSI) da Faculdade de Direito e do Instituto da Terra, na Columbia University, em Nova York, o qual apresentou os principais aspectos jurídicos do TCE e esclareceu as possibilidades de os países e a UE  se retirarem do TCE.

 

Conferência Internacional “Tratado da Carta da Energia vs. Regulação Climática”

 


24 de Junho 2021
Acção de Rua: Pantomima contra o TCE

Uma Pantomima contra o Tratado da Carta da Energia (TCE) foi representada junto ao Ministério de Negócios Estrangeiros, Ministério do Ambiente e da Acção Climática e da Assembleia da República. Foi entregue uma carta pedindo a saída do TCE aos respectivos ministros e ao presidente da Assembleia da República.

 

abandonar o Tratado da Carta da Energia

 


23 de Junho 2021
Acção de Rua: Bicicletada

Enquadrada no mês de acção a nível europeu pela saída do TCE, a TROCA organizou uma Bicicletada sob o lema “Sair do TCE, o tratado que protege os combustíveis fósseis!” com entrega simbólica de reivindicações frente à sede da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

 

Bicicletada contra o TCE

 


7 de Junho 2021
Audição da TROCA  sobre as Propostas de Lei Contra a Obsolescência Programada

A TROCA foi convidada para uma audição na Comissão da Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República, para se pronunciar sobre as propostas de lei dos vários partidos para combater a obsolescência programada, com o propósito de aumentar o tempo de vida útil dos produtos.

 

Obsolescencia Programada

 


21 de Maio 2021
Webinar sobre o TCE com a Coopérnico

A TROCA no Debate sobre o Tratado da Carta da Energia organizado pela Coopérnico – com 35 participantes

 

Debate Coopernico TROCA

 


29 de Abril e 18 de Maio 2021
Acções de Rua

A Rede STOP UE-Mercosul realizou duas acções de protesto contra o acordo UE-Mercosul, uma na Praça do Comércio e outra na Alameda D. Afonso Henriques

 

Protesto na Alameda contra o acordo UE-Mercosul

 


13 de Abril 2021
Webinar “Europa e América do Sul. Que Futuro?” – Conversa sobre o Acordo UE-Mercosul com deputados

Neste Webinar organizado pela Rede STOP UE-Mercosul estiveram presentes 5 deputados da Assembleia da República (AR) de partidos e uma independente que levaram à AR projectos de resolução contra o UE-Mercosul bem como as organizações da Rede e membros de juventudes partidárias. Com mais de 600 participantes

 

Webinar Europa e América do Sul, que futuro

 


25 de Fevereiro 2021
Webinar sobre o TCE com a ZERO

A TROCA no Webinar: “TCE, o tratado que atenta contra uma Lei de Bases do Clima” no programa  “Meia hora de bom Ambiente”, promovido pela ZERO – com 60 participantes.

 

Webinar Zero TROCA TCE

 


7 de Fevereiro 2021
Lançamento da petição pela saída do TCE

Juntamente com a ZERO, a TROCA lançou a petição “Travar o Tratado que bloqueia o Acordo de Paris”, cujo lançamento foi amplamente divulgado nos meios de comunicação social (Ambiente Magazine,  Entorno Inteligente, Dinheiro Vivo, Público, Jornal Económico, Notícias ao Minuto, Lusa , ZAP – AEIOU, Esquerda Net).

 

Petição TCE

 


3 de Janeiro 2021
Lançamento da petição UE-Mercosul

A Rede STOP UE-Mercosul lança uma petição Contra o Acordo Comercial UE-Mercosul, pela Democracia, Ambiente e Saúde.

 

Petição portuguesa contra o acordo UE-Mercosul

 


1 de Janeiro 2021
Criação da Rede STOP UE-Mercosul

Por iniciativa da TROCA, 25 organizações juntaram-se numa Rede para impedir o avanço do AcordoUE-Mercosul e alcançaram o seu objectivo!

A Rede STOP UE-Mercosul Portugal

2020

30 Set. 2020
Webinar sobre o Acordo UE-Mercosul

A Troca realizou, a 30 de Setembro de 2020, um webinar sobre o acordo UE-Mercosul, focando os perigos que ele representa para o Ambiente, para a Economia, para a Democracia e para os Direitos Humanos e apelou à sua recusa.

 

Promoção Webinar banner

 


29 Junho 2020
Webinar – “TCE – Tratado da Carta da Energia”

A Troca realizou, a 29 de Junho de 2020, um webinar sobre o “Tratado da Carta da Energia”,  o maior obstáculo ao combate às alterações climáticas na Europa, já  denominado como “Tratado da Trevas”.
A Troca disponibilizou também um curto vídeo em que se apresentaram as 15 razões principais para a não assinatura ou abandono deste tratado.

 

Webminar TCE

 


Março 2020
Publicação da brochura: Os Tribunais VIP

A brochura Os Tribunais VIP – DEZ HISTÓRIAS SOBRE A CAPTURA DA JUSTIÇA PELOS RICOS E PODEROSOS, na qual são apresentados 10 casos em que o injusto Mecanismo de Resolução de Litígios Investidor-Estado (ISDS) foi usado para pressionar os estados e obter indemnizações milionárias à custa dos cidadãos.

Tribunais VIP - 10 exemplos sistema ISDS


Jan. 2020
Petição europeia contra o ISDS

No âmbito da petição europeia “Direitos para as pessoas, Regras para as multinacionais – Vamos pôr fim ao ISDS” conseguimos 5.102 subscrições em Portugal. A nível europeu, a petição foi subscrita, ao longo de um ano, por 847.000 pessoas.

 

 

2019

16 Out. 2019
A TROCA entrega prémio “Piaçaba dourado” ao Professor George Bermann

Entrega prémio piaçada - Piaçaba dourado

George Bermann é Professor de Direito na Columbia Law School e Director do Centro Internacional de Arbitragem para o Comércio e Investimento, do qual foi fundador. SABER MAIS

 


22 Jan. 2019
Lançamento da campanha europeia contra o ISDS em Portugal

campanha Stop ISDS

Acção em frente à EDP, distribuição de flyers, colagem de cartazes, reuniões com organizações e partidos, artigos…
Um arranque em força! SABER MAIS

2018

Jan. 2018

Novo nome e novo foco da Plataforma

 

Esperamos contar com todos vós para dar continuidade a esta luta cidadã por um comércio mais justo e as vossas sugestões são bem-vindas!

2017

18. Set. 2017

Evento “Contagem Final contra o CETA

intervenções de representantes de 11 organizações da sociedade civil, 6 partidos contra o CETA, 3 docentes universitários, 2 bandas musicais e 2 performances; presentes, ao todo, ca. de 200 cidadãos, manifestando o seu apoio

 


22 Jul. 2017

Pareceres da Plataforma

por solicitação da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da AR, referentes aos projectos de resolução sobre o CETA e a Parceria Estratégica entre o Canadá e a UE.

 


21 Jan. 2017

Dia Europeu de Protesto contra o CETA

Concentração no Rossio, cerca de 50 pessoas, vários partidos e associações

 

 


12 Jan. 2017

Petição pelo debate alargado sobre o CETA

Mais de 4.000 subscrições; Debatida na AR, Aprovação do projecto de resolução apresentado pelo PAN: Recomendação de “debate alargado com a sociedade civil“

 

2016

19 Set. 2016

Participação da TROCA na Manifestação de Berlim

Manifestação na Alemanha contra o TTIP e o CETA traz 320 000 pessoas!

 


Campanha CETA Check!

 


Campanha Zonas Livres do TTIP/CETA/TISA

 

Zonas portuguesas declaradas de Zonas Livres do TTIP/CETA/TISA:

Caneças, Évora, Famões, Faro, Loulé, Loures, Mértola, Palmela, Pontinha, Ramada, Salvaterra de Magos, São Brás de Alportel

2015

Out. 2015

Iniciativa de Cidadania Europeia contra o TTIP e o CETA.

Em Portugal subscrevem mais de 15.000 pessoas, o necessário para Portugal atingir o quórum para o país. (total de assinaturas a nível europeu: mais de 3 milhões)

 

 


10 – 17 Out. 2015

Semana Internacional de Acção contra o TTIP, CETA, TPP e TISA

 

 


18 Abril 2015

Dia de Acção Global da Jornada Internacional contra os tratados de livre comércio e investimento

 

carta acções contra TTIP

2014

Criação da Plataforma Não ao Tratado Transatlântico

 

Criada em finais de 2014, associada à rede europeia STOP TTIP, uma Aliança de mais de 500 organizações Europeias para promover campanhas contra o TTIP, o TISA e o CETA por ameaçarem a democracia, o Estado de Direito, o ambiente, a saúde, os serviços públicos e os direitos dos consumidores e trabalhadores.

 

 

Partilhar