logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Intervenção da TROCA na Marcha contra a Bayer/Monsanto, no Porto, dia 18 de Maio

Intervenção da TROCA na Marcha contra a Bayer/Monsanto, no Porto, dia 18 de Maio

Intervenção da TROCA na Marcha contra a Bayer/Monsanto, no Porto, dia 18 de Maio

A TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo, na impossibilidade de estar presente, agradece a organização da Marcha contra a Bayer/Monsanto e a presença de todos quantos saíram à rua para protestar contra os OGMs e agroquímicos.

A União Europeia tem vindo a negociar uma verdadeira rede de acordos de livre comércio e investimento, como os já assinados e aprovados no Parlamento Europeu como o CETA com o Canadá, com o Japão e com Singapura. De momento, entre os mais de 30 acordos em negociação, está também o Mercosul, que inclui países com uma vasta e intensiva  aplicação agrícola de OGMs e agroquímicos e onde a Bayer/Monsanto tem uma presença privilegiada e poderosa.

Estes acordos abrem pois as portas à entrada de produtos contaminados e geneticamente modificados e às indústrias que os produzem e com eles lucram.

Essas poderosas multinacionais dispõem ainda de privilégios especiais na forma de mecanismos arbitrais de resolução de litígios, conhecidos com ISDS, para processar estados que aprovem regulamentação que rejeite estas práticas.

Como tal, foi iniciada uma campanha dirigida à União Europeia com a petição “Direitos humanos primeiro! Justiça igual para todos! Vamos parar o ISDS!” que já conta com mais de meio milhão de assinaturas. É fundamental o apoio de todos a esta petição. Divulguem e assinem, é no site da TROCA www.plataforma-troca.org/

Estamos juntos por esta causa em prol da luta contra os OGMs e os agroquímicos, por uma alimentação saudável e pelo respeito pela Natureza!”

Discurso da Troca na marcha mundia contra Monsanto-Bayer no Porto 2019