logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Introdução à Semana Internacional de Acção

Introdução à Semana Internacional de Acção

Introdução à Semana Internacional de Acção

Semana Internacional de Acção das Alternativas – contra os tratados que nos colocam em risco (TTIP, CETA, TISA, TPP)

Introdução

Nós, organizações da sociedade civil e activistas de ambos os lados do Atlântico opomo-nos ao TTIP, ao CETA e ao TISA. Estes tratados sinistros ameaçam a nossa democracia, os serviços públicos, e os padrões ambientais e sociais. Além disso, procuram destruir a pequena agricultura de qualidade, os padrões alimentares e da saúde, a indispensável transição para as energias renováveis, bem como o nosso direito e capacidade para construirmos as mudanças em direcção a uma sociedade melhor. As maiores beneficiárias destes acordos são as grandes multinacionais que os desenharam e prepararam, não os cidadãos.

Nas últimas décadas, temos assistido a massivas transferências de poder da esfera pública para interesses privados, a uma crescente liberalização financeira e ao aumento das desigualdades, da pobreza e da destruição ambiental. Estes tratados ditos de livre comércio e investimento são tentativas para tornar estas decisões irreversíveis.

Em toda a União Europeia, mais de 3 milhões e duzentos mil cidadãos assinaram a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) Auto-organizada. Em Portugal, o quórum exigido pela  Comissão Europeia foi ultrapassado, atingindo 126%, ou seja, mais de 19 900 assinaturas, apesar do silenciamento generalizado nos media de todas as questões ligadas aos Tratados Transatlânticos. Estes resultados foram assim alcançados  através  da coordenação de esforços no seio da sociedade civil, determinada a criar condições para a realização de um amplo debate público sobre estes tratados. No decurso da maturação da Plataforma Não ao Tratado Transatlântico (www.nao-ao-ttip.pt/manifesto), acabou por se juntar um grupo de pessoas e de organizações  que, apesar de não se conhecerem antes, ficou demonstrado que um trabalho como este pode ajudar a fortalecer a consciência e acção cidadãs, ainda bastante frágil, e com evidente necessidade de se articular e desenvolver através de actividades diversificadas e conjuntas.

A Semana Internacional de Acção  – 10 a 17 de Outubro (www.nao-ao-ttip.pt/apelo-a-accao-10-17-outubro-de-2015) – é organizada pelos  movimentos de cidadãos  que se mobilizaram em torno da Plataforma Europeia Stop TTIP, na luta contra o TTIP e o CETA (stop-ttip.org). Em Portugal, a ideia geral que alimenta estas acções é:

– Mostrar que há outros caminhos para além do sistema vigente, dando visibilidade a outras “formas de vida” e;

– Treinar o espírito crítico, criando situações de reflexão.

A Plataforma Não ao Tratado Transatlântico incentiva a acção local, autónoma e descentralizada. Deste modo divulgamos acções de várias associações e colectivos que consideramos promoverem alternativas.

De 10 a 17 de Outubro junta-te às acções desenvolvidas pela Plataforma ou desenvolve a tua própria acção.

> CONSULTAR O PROGRAMA