logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Joe Biden contra o ISDS?

Joe Biden contra o ISDS?

Joe Biden contra o ISDS?

Embora progressistas como Bernie Sanders e Elizabeth Warren já criticassem o ISDS há vários anos, a posição dos políticos mais moderados no partido Democrata era diferente. Por exemplo, enquanto presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama procurou levar a cabo vários acordos que iriam resultar numa expansão massiva dos sistemas ISDS tais como o TTIP e o TPP.

Mas, com informação, escrutínio e activismo político, o panorama mudou. Eis as recentes declarações escritas de Joe Biden, candidato do Partido Democrata às próximas eleições presidenciais, sobre o ISDS (tradução nossa):

«Eu não acredito que as grandes empresas devam ter acesso a tribunais especiais que não estão disponíveis para outras organizações. Oponho-me à capacidade de grandes empresas privadas atacarem políticas laborais, ambientais e de defesa de saúde pública por via dos mecanismos de resolução de disputas investidor-estado (ISDS) e oponho-me à inclusão de tais mecanismos em futuros acordos de comércio.»

Estas declarações são promissoras, mais ainda se tivermos em conta a quantidade de empresas multinacionais sediadas nos EUA. No entanto, esta é apenas uma frente de batalha na luta por um comércio internacional mais justo.