No passado dia 28 de Novembro, o CIDAC (Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral) com a Rede para o Decrescimento e o Graal apresentou o projecto editorial “Outras Economias” – revista digital quadrimestral. Após a apresentação decorreu uma conversa sobre “Como é falar de / fazer alternativas em contextos hegemónicos?”, com várias intervenções.
A TROCA esteve presente e revela aqui os propósitos da Revista “Outras Economias“, a ser publicada em Português, sobre economia e alternativas económicas, editada pelo – CIDAC.
“Um outro olhar sobre a economia…
Constatamos que muitas pessoas se consideram não-aptas ou sem legitimidade para pensarem, se pronunciarem ou agirem sobre questões económicas, o que gera um défice no debate democrático.
Sendo a economia uma dimensão que pesa fortemente sobre a vida das pessoas, das sociedades e dos ecossistemas, é fundamental que os cidadãos e as cidadãs possam dispor de chaves de descodificação para entenderem melhor esta realidade complexa e tenham acesso ao vasto campo de alternativas, isto é, experiências de alteridade em relação ao modelo económico dominante, que têm sido construídas um pouco por todo o mundo, desde o final dos anos 60 do século passado, até à presente data.
Através desta publicação, pretende-se produzir, coligir, traduzir e difundir informações, reflexões e ferramentas que permitam entender melhor o sistema económico vigente e os seus impactos sobre a vida das pessoas e o meio ambiente, no Norte e no Sul geopolíticos, favorecendo o espírito crítico e posicionamentos e práticas individuais e coletivas solidárias, a nível local e global.
Um ângulo temático…
A revista Outras Economias não é uma revista focada na atualidade imediata, privilegiando abordagens mais amplas e analíticas que permitam, sim, descodificar a atualidade. Neste sentido, adota um formato temático para cada uma das suas edições, explorando de maneira aprofundada e multifacetada cada uma das temáticas escolhidas. Mantém, no entanto, uma seção fixa em cada número dedicada à atualidade das alternativas económicas a nível nacional e internacional.
Uma abordagem colaborativa…
Cada número da revista Outras Economias resulta de uma colaboração com pessoas, organizações, construída à volta da temática específica do número, desde a planificação até a publicação.
A revista mantém canais abertos com os seus leitores e leitoras e organiza encontros regulares de modo a poder aprofundar debates, mas também para melhorar a publicação a partir do olhar de quem a lê.
Uma vida além da revista…
A equipa editorial organiza, à volta de cada número, atividades educativas e de debate, conferências, mesas redondas, encontros, formações para educadores e educadoras, sessões em escolas e universidades, entre outros.
Um posicionamento transparente…
A linha editorial da revista assume-se como crítica do modelo capitalista e defende modelos baseados na justiça social, económica e ambiental, democráticos e que promovem solidariedades locais e globais. Afirmamos esta linha política, sem qualquer filiação partidária.
Um financiamento híbrido…
A produção da revista é financiada em 75% por fundos públicos oriundos do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua através da linha de financiamento de projeto de Educação para o Desenvolvimento destinada às ONGD e em 25% pelo CIDAC.”
Quem desejar receber informação sobre as atividades relativas à Revista Outras Economias e ser notificado/a quando do lançamento de cada número, pode subscrever aqui.
A TROCA deseja o maior sucesso a esta iniciativa, que abre espaço a ideias para sociedades mais justas, democráticas e sustentáveis!