Contamos contigo no dia 29 Abril, em Aljezur.
PORQUÊ?
Em Portugal, o governo tem passado mensagens contraditórias.
Em Novembro de 2016, em Marraquexe, na COP22, o Primeiro-Ministro António Costa declarou que Portugal seria carbono neutro em 2050. Dois meses depois, em Janeiro 2017, o mesmo governo deu licença à GALP/ENI para avançar com a prospecção de gás e de petróleo no mar de Aljezur, ignorando as mais de 42 mil pessoas que se manifestaram contra o furo, durante a consulta pública.
O governo cancelou dois contratos da Portfuel, e 4 da Repsol/Partex no Algarve, mas mantêm-se 3 outras concessões petrolíferas no mar na Bacia do Alentejo, e outras 6 entre Lisboa e Porto no mar e em terra.
Para isso, uma das prioridades tem de ser o anulamento imediato de todas as áreas de concessões, e de todos os contratos de concessões ainda em vigor para a prospecção e exploração de gás e de petróleo ao longo da costa portuguesa, do Algarve à Beira Litoral, do Oeste à Costa Alentejana.
É imperativo que os contratos em vigor ou em fase de negociações directas sejam anulados, porque na nossa opinião, estão baseados numa lei inválida. Não é possível uma política climática coerente que possa coexistir com estes contratos de petróleo e gás natural.
É também imperativo que a licença de TUPEM atribuída no dia 11 de Janeiro de 2017 ao consórcio ENI/Galp para furar o mar de Aljezur seja anulada.
Fazemos esta intervenção pública porque enquanto cidadãos e colectivos queremos um país e um planeta em marcha para um novo paradigma energético, que respeite os direitos humanos, que ponha as pessoas e a natureza acima dos interesses da indústria petrolífera. Queremos uma outra economia livre de conceitos e práticas que nos arrastam para a catástrofe.
Dia 29 de Abril, juntando-nos à People’s Climate March internacional, sairemos à rua em vários locais do país para exigir uma resposta séria às alterações climáticas e a recusa da exploração de hidrocarbonetos em Portugal – neste evento, vamos estar em Aljezur, no Parque de Estacionamento da Câmara Municipal – contamos contigo a partir das 15h00.
Até breve
Mais informação: http//asmaa-algarve.org
https://www.facebook.com/
Evento no FB: https://www.facebook.com/