No dia em que o governo português decidiu abandonar o Tratado da Carta da Energia…. O vídeo

No passado dia 24 de Junho, a TROCA realizou uma acção de rua contra o Tratado da Carta da Energia (TCE), em frente a três locais: ao Ministério do Negócios Estrangeiros, ao Ministério do Ambiente e da Acção Climática e à Assembleia da República (AR).

Nesta acção foi representada uma coreografia na qual figuraram os dois Ministros, o Secretário de Estado Adjunto e da Energia e um Juiz arbitral (ISDS) que impedia os ministros de implementar medidas em prol do Clima. Incentivados pela população, os ministros acabam por aderir à ideia de abandonar o TCE e correr com o Juiz arbitral (ver o vídeo aqui em PT e aqui em inglês.)

Após a curta representação, em cada Ministério e na AR foi entregue uma carta, em nome da TROCA e da ZERO, apelando ao abandono coordenado do Tratado da Carta da Energia associado a um acordo intra-UE de não aplicação do mesmo entre os estados-membros, a fim de obviar a aplicação da cláusula de caducidade e na qual se solicitou um posicionamento público do Governo Português neste mesmo sentido.

A TROCA expressa um grande agradecimento ao Partido Ecologista “Os Verdes” pela sua presença nesta acção cidadã contra o TCE, um tratado anacrónico que protege os combustíveis fósseis e submete os estados a um sistema de justiça paralelo e exclusivo ao serviço das multinacionais.

👉Divulga e assina as petições – Europeia: https://bit.ly/2OrmnBD e Nacional : https://bit.ly/30CLYu1