logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

Agradecimento ao PAN pela presença na acção do TCE-REX em Lisboa

Agradecimento ao PAN pela presença na acção do TCE-REX em Lisboa

Agradecimento ao PAN pela presença na acção do TCE-REX em Lisboa

No passado dia 24 de Abril, o TCE-REX – representando o pré-histórico Tratado da Carta da Energia – esteve na Praça do Comércio em Lisboa com os activistas da TROCA e da ZERO, apelando a que Portugal e os outros países da União Europeia se retirem do TCE. O motivo para este apelo prende-se com o facto de este tratado permitir às multinacionais de combustíveis fósseis processar os governos que tomam medidas para proteger o clima e exigir indemnizações milionárias, as quais são em última instância pagas pelos contribuintes.

A TROCA agradece expressamente a presença do PAN, incluindo a deputada Inês Sousa Real, que manifestou a sua solidariedade com esta acção.

Recorde-se que o PAN apresentou em Fevereiro de 2021 um Projecto de Resolução n.º 997/XIV/2.º à Assembleia da República, afirmando que «não existem benefícios para o Estado Português em manter-se como signatário do Tratado da Carta da Energia perspectivando-se, pelo contrário, elevados custos para o país com solicitação de indemnizações pela implementação do Roteiro de Neutralidade Carbónica e da Lei do Clima», e em consequência recomendando ao governo que «abandone a sua participação no Tratado da Carta da Energia».

A TROCA congratula o PAN por este posicionamento pró-activo em prol do planeta e das pessoas e deseja o maior sucesso na prossecução desse objectivo.

 

o PAN na acção do TCE-REX em Lisboa