logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

O tratado, assinado em Lisboa, que incentiva o aquecimento global

O tratado, assinado em Lisboa, que incentiva o aquecimento global

O tratado, assinado em Lisboa, que incentiva o aquecimento global

A notícia de primeira página do Público tem como título “O tratado, assinado em Lisboa, que incentiva o aquecimento global”. Como quem nos acompanha já deve suspeitar, trata-se de uma reportagem sobre o Tratado da Carta da Energia.

O consórcio de investigação jornalística Investigate Europe desta vez decidiu debruçar-se sobre aquele que pode ser considerado o maior obstáculo à luta contra as alterações climáticas na Europa.

O consórcio disponibiliza gratuitamente um conjunto de conteúdos sobre este assunto: um texto de âmbito mais geral, acompanhado por um vídeo animado para facilitar a exposição; um texto mais focado no sistema de justiça privada subjacente a este tratado; um texto com exemplos concretos explicados de forma sucinta; um texto onde se aprofundam os pressupostos associados a algumas estimativas apresentadas na reportagem e finalmente um conjunto de entrevistas mais relevantes.

Este extraordinário trabalho de investigação coloca a nu a realidade que o Tratado da Carta da Energia representa: uma perigosa ameaça para o planeta. Felizmente, existe uma petição europeia e uma petição nacional para enfrentar esta ameaça. Duas petições, a mesma causa.