logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Os Direitos Humanos e o Acordo UE-Vietname

Os Direitos Humanos e o Acordo UE-Vietname

Os Direitos Humanos e o Acordo UE-Vietname

As votações relativas aos acordos de comércio e investimento entre a União Europeia e o Vietname estão previstas para este mês.

Estes acordos são muito semelhantes à generalidade dos recentes acordos de comércio e investimento recentes (tais como o CETA, o TTIP, os acordos com Singapura), e o acordo de investimento inclui o mecanismo ISDS, com tudo o que isso representa de ameaçador para o Ambiente, para a Justiça, para a Democracia, etc.

Uma coligação abrangente de associações de defesa dos Direitos Humanos no Vietname escreveu uma carta à Comissão Europeia pedindo que fosse suspenso o processo de ratificação dos tratados. As associações alegam que, desde o início das negociações dos acordos, a situação relativa aos Direitos Humanos no Vietname piorou bastante. A Human Rights Watch também juntou a sua voz ao apelo.

Independentemente da situação específica do Vietname, sabemos que o ISDS incluído nos acordos representa ele próprio uma ameaça aos Direitos Humanos. Por essa razão, apelamos à assinatura da petição Direitos humanos primeiro! Justiça igual para todos!