Desde Julho de 2014, aquando da criação da Plataforma não ao Tratado Transatlântico, que em Janeiro de 2018 passou a ser a TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo -, que o CIDAC acolheu e abriu o seu espaço às nossas actividades.
A relação CIDAC-TROCA consolidou-se numa parceria construtiva que dura há quase 10 anos: primeiro com a cedência de sala para reuniões; pouco depois, pelo apoio sempre competente, solidário e afectuoso na gestão contabilística da TROCA.
No ano em que se cumprem 50 anos de vida do CIDAC, lembramos o enorme significado dessa parceria para a TROCA. Foi fundamentalmente a segurança proporcionada por esta associação que permitiu à TROCA ganhar credibilidade, não só no meio político, governamental, mas também junto da opinião pública. Assim, a TROCA pôde crescer, empenhando-se nas causas que assumiu, nas acções que empreendeu e noutras em que se envolveu, mas também na conjugação com parceiros de lutas, principalmente, a nível da Europa.
Para além de tudo isto, é um privilégio lidar com as pessoas extraordinárias que são o motor do CIDAC, como a Cristina, a Cecília e o Stéphane, entre outras, sempre prontas a esclarecer, a ajudar, a resolver, a agilizar, a acompanhar e a festejar as vitórias da TROCA que, afinal, também são delas e, por inerência, do CIDAC.
A TROCA está grata ao CIDAC pelos contributos dados nesta década da sua existência. Eles permitiram-nos levar mais longe a luta em prol de um comércio internacional justo, facilitando o empenho nas causas em que nos envolvemos e nas actividades que concretizámos e assim contribuindo para as vitórias nas lutas que fomos travando. Juntos festejámos a mais efectiva delas, a saída de Portugal do Tratado da Carta da Energia.
A TROCA deseja ao CIDAC muitas mais décadas de vida, só possíveis através da enorme resiliência das pessoas que o sustentam com o seu trabalho e voluntariado. Que continuem firmes e empenhadas na prossecução dos propósitos do CIDAC, igualmente colaborativos e cooperativos. Bem hajam!