Pôr as Pessoas, a Saúde e o Planeta à venda

A associação ambientalista “Friends of the Earth Europe” publicou um documento intitulado “Pôr as Pessoas, a Saúde e o Planeta à venda – os verdadeiros custos do acordo comercial UE-MERCOSUL”.

O documento resume em apenas oito páginas os impactos do acordo sobre o Ambiente, sobre a Saúde pública (e em particular no que concerne à segurança alimentar) e sobre os Direitos Humanos.

Em Portugal o GEOTA, a Liga para a Protecção da Natureza, a Quercus e a ZERO, entre muitas outras, já declararam que o acordo UE-MERCOSUL é um perigo para o Ambiente, bem como inúmeras outras organizações de defesa do meio ambiente. Na Europa, tanto as organizações Friends of the Earth, como a Greenpeace, ou o European Environmental Bureau, entre outras, têm denunciado este acordo como uma das maiores ameaças para a Natureza e o Planeta. No Brasil, tanto o Instituto Socioambiental como o Observatório Climático se estão a mobilizar para o combate a este acordo, entre muitas outras associações e colectivos neste país e noutros países sul-americanos. Não temos conhecimento de nenhuma organização ambientalista favorável a este acordo.