logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Prospeções minerais no Norte

Prospeções minerais no Norte

Prospeções minerais no Norte

Os sistemas ISDS representam um privilégio injusto e pernicioso para as empresas multinacionais em geral, mas o sector que tem feito um uso mais desproporcionado e perverso deste sistema é precisamente o sector extractivo.

Não só os sistemas ISDS têm o potencial de pressionar as autoridades públicas no sentido de sobreporem os interesses das empresas multinacionais ao interesse das populações, como isso já tem acontecido na prática centenas ou milhares de vezes em todo o mundo, e também aconteceu em Portugal.

São estas razões que levam a TROCA a ter a maior das apreensões relativamente ao projecto para a maior mina a céu aberto na Europa

Uma reportagem de Ana Leal intitulada «maior mina de lítio a céu aberto da Europa “é um pesadelo” para os habitantes» descreve o problema, e desde já recomendamos o seu visionamento. Uma descrição do que está em causa pode ser encontrada aqui.

Dadas as actuais circunstâncias, temos razões para afirmar que a posição das autoridades públicas está provavelmente condicionada e não corresponde necessariamente à da defesa do interesse público, com prejuízo do património natural, pondo também em causa a existência de um vale classificado pela ONU como Património Agrícola Mundial, e com prejuízo claro das populações locais, que não foram tidos nem achados ao longo deste processo.

Por tudo isto, apelamos à assinatura da petição Em Defesa das Serras da Peneda e do Soajo.

Urge colocar a defesa do meio ambiente e os interesses das populações à frente dos interesses das multinacionais, independemente dos privilégios ilegítimos que os investidores externos usufruem. Esses devem acabar.