Rebelião de Extinção – esta globalização é parte do problema

O “Extinction Rebellion” (XR) é um movimento internacional que usa a desobediência civil não-violenta para alcançar mudanças radicais que minimizem o risco de colapso ecológico e extinção humana.

Nesse contexto, o movimento global “Extinction Rebellion” está a promover uma semana de protestos em todo o mundo para contestar “a parca acção dos governos” na luta contra as alterações climáticas.

O movimento tem desenvolvido acções de consciencialização em todo mundo (incluindo Portugal). Tendo tido origem em Londres, o volume e impacto das acções nesta cidade é particularmente acentuado.

O movimento destaca o carácter sistémico dos actuais problemas ambientais, defendendo que a acção individual é insuficiente para fazer face à urgência do desafio climático com que a humanidade se depara, sendo necessárias mudanças políticas a nível estrutural para conseguir dar uma resposta adequada.

A TROCA também considera que a forma como a globalização está actualmente estruturada não é sustentável do ponto de vista ambiental, e por essa razão solidariza-se com a luta ecologista do movimento “Extinction Rebellion” (ver sobre o que está a ser feito em Portugal aqui). Em particular, a TROCA peleja agora pelo fim do ISDS, o inimigo silencioso dos ambientalistas, e pelo Tratado Vinculativo, para que crimes ambientais e outros atentados aos Direitos Humanos não fiquem impunes. Por essa razão, a TROCA tem-se batido pela divulgação da petição europeia contra os privilégios das multinacionais que tantas vezes ameaçam o planeta, os seres vivos e a humanidade em particular.

E é no contexto destas serem mudanças estruturantes que podem ajudar a enfrentar o desafio civilizacional das alterações climáticas que a TROCA também esteve na praça “Oxford Circus”, em Londres, a dar força ao movimento “Extinction Rebellion”.