Todos unidos contra lobistas das multinacionais

Nos Estados Unidos da América, peritos nas áreas do Direito e do Comércio da esquerda à direita apelam ao fim dos mecanismos de ISDS no âmbito da reedição do NAFTA.

Associações representantes das pequenas e médias empresas, a agremiação de Bispos católicos, a generalidade dos sindicatos, bem como centenas de académicos nas áreas do Direito e Economia e muitos outros juristas subscreveram uma carta que apela à remoção do ISDS dos acordos comerciais que envolvam os EUA.

O ISDS é uma forma de justiça privada que atenta contra o Planeta e as populações, beneficiando as empresas multinacionais. Só se mantém devido à ignorância de grande parte da população sobre a sua existência e efeitos. Mas cada vez mais pessoas estão alerta para este sistema, e por isso, após várias décadas de expansão imparável, podemos estar a assistir a uma “inversão de marcha”. Se isso acontecer, assistiremos a importantes vitórias das populações face às empresas multinacionais.