logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Tratado Carta da Energia, o tratado das Trevas

Tratado Carta da Energia, o tratado das Trevas

Tratado Carta da Energia, o tratado das Trevas

O Tratado Carta da Energia é o Tratado de Comércio e Investimento que originou mais casos ISDS, representando graves ameaças para o meio ambiente, para o combate às alterações climáticas e para as finanças públicas.

O Corporate European Observatory e o Transnational Institute produziram um documento que expõe mais detalhes sobre este tratado, que nos é tão desconhecido apesar da importância que tem enquanto alicerce dos aspectos mais insustentáveis do ponto de vista ambiental, social e político da actual globalização.

Para facilitar a leitura, o documento cria uma analogia entre o “anel de Sauron” do livro “O Senhor dos Anéis” e o Tratado Carta da Energia, um tratado para os controlar a todos e prendê-los nas trevas. Neste caso, trevas negras como a generalidade dos combustíveis fósseis e as intenções das indústrias que fazem tudo para evitar que a humanidade reaja à ameaça do aquecimento global e que usam este tratado como uma ferramenta preciosa para extorquir as finanças públicas, ameaçando os contribuintes e a Natureza.