logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Tratados Comerciais e Direitos Humanos – Ciclo de debates da ReAJ

Tratados Comerciais e Direitos Humanos – Ciclo de debates da ReAJ

Tratados Comerciais e Direitos Humanos – Ciclo de debates da ReAJ

No passado dia 3 de Abril às 18h, teve lugar nas instalações da FCSH, em Lisboa, uma apresentação e debate dedicada ao tema “Tratados Comerciais e Direitos Humanos”.

O evento inseriu-se num ciclo de debates promovido pela ReAJ (Rede de Acção Jovem da Amnistia Internacional) e pelo núcleo da Amnistia Internacional na Universidade Nova de Lisboa. O ciclo de debates continua até dia 18 de Maio e é descrito pelos proponentes da seguinte forma:  «Dia 26 de maio são as eleições para o Parlamento Europeu.  Enquanto estado membro, Portugal fará eleições e por isso o nosso voto não pode faltar. No sentido de discutir alguns assuntos que estão na mesa de discussão na União Europeia e que podem estar na origem de inúmeras violações de Direitos Humanos, organizámos um ciclo de debates a acontecer em vários locais em Lisboa.»

A TROCA foi convidada a participar, e apresentou as razões pelas quais se pode afirmar que os mecanismos ISDS, ICS e MIC atentam contra os Direitos Humanos, enquadrando esta questão do contexto das eleições para o Parlamento Europeu.

A ReAJ fez uma apresentação sobre o Tratado Vinculativo nas Nações Unidas, e sobre as razões pelas quais este tratado pode ajudar a proteger o planeta e os Direitos Humanos.

Seguiu-se uma conversa com a audiência, em que se explicou a relação profunda entre ambos os temas, e se mencionou a possibilidade de lutar pelos Direitos Humanos através da divulgação e assinatura da petição «Direitos Humanos primeiro! Justiça igual para todos!».