logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio international justo

TTIP+TISA= que futuro?

TTIP+TISA= que futuro?

TTIP+TISA= que futuro?

Lighthizer não esclarece a continuação das negociações

Em respostas a questões escritas colocadas por alguns senadores, o recém-nomeado Representante para o Comércio, Robert Lighthizer, não apresentou nenhuma decisão sobre o retomar das negociações do TTIP, acrescentando que a EU também não estará em condições de o fazer antes do fim do ano, devido ás eleições na França e Alemanha.

Perguntado sobre o TISA, não forneceu qualquer indicação sobre se a administração Trump tenciona ou não continuar as negociações.

Sobre o TTIP afirmou: “…há um certo número de importantes pontos que não puderam ser resolvidos… Se receber confirmação, irei consultar-vos, bem como a outros membros da Comissão sobre a melhor maneira de proceder”….

O National Trade Council Director, Peter Navarro, declarou o acordo como “morto”, mas essa perspectiva não é partilhada pela administração…

Lighthizer acrescentou também estar pronto a explorar maneiras de lidar com as barreiras alfandegárias para expandir o comércio com a EU e os EM e que “deseja trabalhar com a EU para lidar com aspectos não económicos do desenvolvimento da capacidade de produção no mundo em sectores críticos como o aço, o alumínio e os painéis solares”.

O tom de Lighthizer nestas respostas foi consideravelmente mais amável para com a EU do que outras intervenções Trump e dos seus assessores…

Em fevereiro, a administração declarou preferir negociar individualmente com cada governo dos EM sobre potenciais acordos…

Questionado igualmente sobre o futuro do TISA, Lighthizer foi também inconclusivo… afirmando que iria rever cuidadosamente as negociações já efectuadas…

Mais info em bfortnam@iwpnews.com

Melinda St. Louis, Inside US Trade, 20/03/2017

https://twiter.com/insidetrade/status/843933178549030912

Tradução e adaptação de Manuel Fernandes