Últimas actividades da TROCA

A Ecolojovem, juventude do Partido “Ecologista os Verdes”, celebra este ano o seu 30º aniversário e convidou a TROCA a participar num debate sobre sustentabilidade que teve lugar no dia 31 de Agosto no seu acampamento de Verão que contou com a presença do deputado José Luís Ferreira. A TROCA reitera o seu agradecimento pelo convite.

desenvolvimento sustenvavel

A TROCA esteve na sessão de debate intitulada “Portugal e um Desenvolvimento Sustentável” na Fundação Cidade de Lisboa, onde questionou os oradores sobre a posição face ao acordo UE-MERCOSUL (na sequência dos incêndios que devastaram a Floresta Amazónica), face ao Tratado Vinculativo na ONU e face ao ISDS e sistemas semelhantes.

encontro florestas

No dia 14 de Setembro a TROCA esteve no 2º Encontro pelas Florestas, uma iniciativa da Reflorestar Portugal para “fortalecer a REDE de Regeneração Humana e Ecológica e viabilizar a sustentabilidade dos ecossistemas Portugueses”. A TROCA contactou com inúmeras associações, colectivos e activistas envolvidos na defesa das florestas, a quem tentou sensibilizar para a relação entre o comércio internacional e as questões ambientais (nomeadamente no que concerne à ameaça que o ISDS representa para o ambiente). Pelo seu lado, a TROCA também fez uma apresentação intitulada “As Florestas e a Globalização” na qual falou sobre a floresta protegida da ilha de Malukus, destruída pelo ISDS, sobre a recente destruição da floresta Amazónica e sua relação com o acordo MERCOSUL, e outras questões associadas à relação entre as florestas e o comércio internacional.

Florestas

A TROCA também esteve na conferência “A Mobilidade Sustentável nas Empresas”, organizada pela Câmara Municipal da Amadora e pela Associação EcoMood Portugal, onde questionou os oradores a respeito do impacto do Tratado Carta da Energia na dificuldade de atingir os alvos necessários para a redução das emissões de CO2 equivalente.

Dia 18 de Setembro os membros da TROCA comemoraram em conjunto a ultrapassagem da barreira simbólica das 4000 assinaturas portuguesas na petição “Direitos humanos primeiro! Justiça igual para todos!”. Logo de seguida, a TROCA participou brevemente na vigília em Lisboa que marcou início de semana em defesa do clima.

jantar Plataforma TROCA

Dia 19 de Setembro a TROCA falou sobre a forma como o ISDS pode contribuir para agravar os impactos ambientais dos processos de mineração na manifestação “Não à Mina, Sim à Vida!“.

Tania discurso TROCA

A todas as organizações e iniciativas parceiras o nosso obrigado pelo entrosamento de causas e solidariedade na prossecução de objectivos comuns!