logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

“Uma vergonha para a Europa”? Não, para os governos socialistas em Bruxelas

“Uma vergonha para a Europa”? Não, para os governos socialistas em Bruxelas

“Uma vergonha para a Europa”? Não, para os governos socialistas em Bruxelas

Chrystia Freeland, ministra do comércio canadense, abandonou hoje as conversações na Cimeira da UE à beira das lágrimas, dizendo que a UE “não tem capacidade” para assinar um acordo comercial nem mesmo com o Canadá (CETA), um país tão próximo dos valores europeus! “Que vergonha para a Europa”, bramam os media europeus e desacreditam o homem que conseguiu esta proeza – Paul Magnette, presidente do governo da Valónia – acusando-o de defender interesses internos e de bloquear a União Europeia despropositadamente.

Viva Magnette! Tu sim, és um chefe socialista a valer, que defende os interesses dos cidadãos e não os vende às multinacionais, como fazem Gabriel e Hollande e Costa e por aí fora. Estão fulos contigo porque, ao invés de todos eles, tu conduziste um processo de consulta, profundo, aberto e democrático, ao longo de 18 meses, ouvindo vozes de todos os quadrantes e sectores, incluindo também business lobbyists e representantes canadenses. E porque nessa base, o parlamento da Valónia aprovou uma resolução que aponta, com competência e conhecimento de causa, as armadilhas do CETA para os cidadãos.

Porque tu defendes os pequenos agricultores, que receiam ser esmagados pela competição com as enormes explorações agrícolas canadenses; e exiges que o big business seja excluído da cooperação regulatória; e denuncias as listas negativas e o facto de o ICS ser o mesmo logro que o ISDS, atacando a soberania ao abrir as portas ao processamento dos Estados pelas multinacionais. Porque tu mostras tudo o que eles querem esconder, porque tu não te vendeste, porque és um socialista autêntico e dotado de competência. Porque lhes dizes que é exactamente pelo facto de o CETA poder vir a ser um tratado de referência, que ele tem de ser verdadeiramente um bom tratado, enquanto eles no-lo querem vender como sendo o melhor possível.

Chrystia Freeland foi descansar para casa e no Canadá dá-se o assunto por encerrado. Mas a verdade é que o sim da Roménia e da Bulgária foi comprado à última hora com a promessa de abolição de vistos pelo Canadá.

E se Merkel, Juncker e Malmström continuam a declarar que ainda estão optimistas e que isto não é o fim da linha, lá devem ter as suas razões.

Pergunto-me que panelão irão oferecer a Magnette, caso ele acabe por tombar, na semana que vem.

21/10/2016 por

https://aventar.eu/2016/10/21/uma-vergonha-para-a-europa-nao-para-os-governos-socialistas-em-bruxelas/