logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

Vídeo sobre a Declaração de Alternativas ao Acordo UE-Mercosul

Vídeo sobre a Declaração de Alternativas ao Acordo UE-Mercosul

Vídeo sobre a Declaração de Alternativas ao Acordo UE-Mercosul

No passado dia 10 de Maio, aquando do lançamento da Campanha da Declaração de Alternativas ao Acordo Comercial entre a UE e os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) foi divulgado o vídeo “Queremos um planeta seguro e justo! Vamos deter o Acordo Comercial UE-Mercosul!”, produzido pela rede espanhola “Otro Comercio Es Necessário”.

O vídeo alerta para que, se vier a ser ratificado, este acordo de livre comércio se tornará um dos maiores do mundo, resultando num reforço do poder das multinacionais, em detrimento dos cidadãos e do planeta.

Refere ainda que o Acordo UE-Mercosul vai impulsionar a desflorestação, as emissões de gases com efeito de estufa, as violações de direitos humanos, o uso de pesticidas tóxicos, a insegurança alimentar, a concorrência desleal, o desemprego, o poder das multinacionais e os maus tratos a animais.

Por fim, preconiza, como alternativa, relações comerciais diferentes, baseadas na solidariedade, igualdade, cooperação, democracia e sustentabilidade e convoca os cidadãos a unirem-se e apelarem aos governos para deterem o Acordo UE-Mercosul.