A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Os desafios do comércio justo

Fevereiro 10 - 15:00 - 17:00

DEBATE

OS «Amigos de Aprender» promovem em Lisboa um Encontro sobre «Comércio Justo, consumir responsávelmente»

O evento decorre no próximo dia 10 de fevereiro, pelas 15 horas, na sede da BASE-FUT, Rua Maria, 15, em Lisboa.O principal animador do Encontro é Stephane Laurent do CIDAC e os organizadores explicam as razões desta iniciativa:«Um movimento social alastra a nível mundial e ganha expressão: o comércio justo.

Através de uma prática comercial alicerçada na justiça, na dignidade e na colaboração solidária, com segurança, o movimento produz impactos positivos na vida dos produtores e no clima, pois a consciência cívica de quem vende e quem compra desta maneira, alarga-se, faz com que se produza com melhor qualidade e com mais respeito pelos produtores. A natureza agradece.

Daqui decorre um imperativo: cada um de nós tem de fazer opções e escolher produtos amigos do ambiente. Este impacto positivo estende-se, e até as grandes superfícies querem apoderar-se do negócio, vendendo os produtos. Embora o preço seja um factor de escolha para muitas pessoas, temos de nos interrogar e prestar atenção aos locais de origem e a quem produz. As notícias confirmam que muitas crianças são as produtoras, em condições que degradam a sua saúde.

No nosso país, foi o CIDAC – uma Associação sem fins lucrativos (criada em maio de 1974, legalmente redefinida em 1998), que estabeleceu parceria com outras organizações e criou Centro de Recursos para o Desenvolvimento e a Loja de Comércio Justo

Detalhes

Data: