Hoje, a Iniciativa Cidadã Auto-Organizada (ICE) Stop TTIP entregou simbolicamente mais de 3 milhões de assinaturas na sede da Comissão Europeia (CE) em Bruxelas.. Stop TTIP coligiu mais assinaturas que qualquer outra iniciativa cidadã até agora. “Nós exigimos que a CE leve em conta o protesto contra o CETA e o TTIP. Exigimos a paragem das negociações do TTIP e que o CETA não seja ratificado”, afirmou Michael Eifer, membro da comissão organizadora do Stop TTIP.
“Num único ano, nós conseguimos o triplo das assinaturas necessárias para o sucesso da ICE, de acordo com as regras da UE. Ultrapassámos o quorum mínimo de 7 países e o nível de assinaturas em 23 Estados Membros (EM). Mais de 500 organizações de toda a Europa integram a campanha ICE Stop TTIP”, acrescentou Susan George, da comissão organizadora Stop TTIP.
“Este grande sucesso mostra bem como a força da oposição ao TTIP e ao CETA cresceu em todo o continente. Se existir um pingo de verdade nas promessas de transparência e consulta aos cidadãos, as instituições europeias têm de organizar uma audição no parlamento e a Comissão tem de agir para parar os tratados”.
Os activistas do Stop TTIP de toda a Europa colocaram hoje muitos quilos de assinaturas numa balança gigante, até que chegou a altura de as vozes dos cidadãos ultrapassarem os interesses corporativos representados por sacos de areia colocados no prato oposto.
Stop TTIP exige que todas as instituições da UE e seus EM parem as negociações com os EUA sobre o TTIP e que não ratifiquem o CETA com o Canadá.
A Iniciativa iniciou-se há um ano exactamente (7 de Outubro de 2014), após a CE declarar inadmissível a ICE oficial. Na visão da CE, uma ICE não pode ser formulada negativamente e não pode ser dirigida contra negociações contratuais em curso. Stop TTIP apresentou queixa no Tribunal Europeu de Justiça contra esta decisão da CE.
Em resultado das acções da Plataforma portuguesa Não ao Tratado Transatlântico e das organizações suas apoiantes, Portugal acaba de ultrapassar o quórum atribuído ao nosso país de 15.750 assinaturas. A Plataforma Não ao Tratado Transatlântico está a organizar a Semana Internacional de luta contra os tratados corporativos (CETA, TTIP, TISA) de 10 a 17 de Outubro, em simultâneo com as outras 500 organizações europeias.