logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

Trump cancela TPP e proíbe financiamento a entidades que defendem o aborto

Trump cancela TPP e proíbe financiamento a entidades que defendem o aborto

Trump cancela TPP e proíbe financiamento a entidades que defendem o aborto

O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou esta segunda-feira os documentos que põem fim à participação dos EUA no Tratado Trans Pacífico de Comércio Livre. O Presidente assinou ainda um decreto de grande impacto nos direitos das mulheres.

 […]

Trump retira EUA do TPP

O novo Presidente norte-americano assinou também esta segunda-feira os documentos que põem fim à participação dos Estados Unidos no Tratado Trans Pacífico de Comércio Livre (TPP), o mais importante acordo internacional assinado pelo ex-presidente Barack Obama.

Com a medida, Trump começa – logo no primeiro dia útil do seu mandato – a reconfigurar o papel dos Estados Unidos na economia global.

O Tratado, apresentado como um contrapeso à influência crescente da China, foi assinado em 2015 por 12 países da Ásia-Pacífico que representam 40% da economia mundial, reduzindo taxas aduaneiras e estimulando o comércio para impulsionar o crescimento, mas ainda não entrou em vigor.

Os países signatários são a Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura, Estados Unidos e Vietname.

Donald Trump já tinha criticado o tratado – negociado durante anos pela administração de Barack Obama – durante a campanha para as presidenciais de novembro passado, qualificando-o de “terrível” e “contrário aos interesses” dos trabalhadores norte-americanos.

Trump tem criticado acordos internacionais da área do comércio e a entrada da China na Organização Mundial do Comércio, por considerar que são eles a causa da escassez de empregos na indústria.

Trump promete a empresários suprimir 75% da regulamentação e baixar impostos

O presidente norte-americano recebeu ontem na Casa Branca um grupo de grandes empresários a quem prometeu suprimir 75% da regulamentação e uma “baixa maciça” dos impostos pagos pelas empresas.

“Pensamos que podemos reduzir a regulamentação 75%, talvez mais”, disse, assegurando, sem dar pormenores dos seus planos, garantir a segurança do emprego e a proteção do ambiente.

Uma das promessas de campanha de Trump, já colocada no ‘site’ oficial da presidência, é “reformar todo o código regulatório para garantir que os empregos e a riqueza são mantidos na América“.

O presidente assegurou que “haverá vantagens” para as empresas que fabriquem os seus produtos nos Estados Unidos e que vai impor “uma taxa de importação substancial” para produtos fabricados no estrangeiro.

Trump prometeu igualmente “baixar os impostos maciçamente, para a classe média e para as empresas”, precisando que esse corte será de “entre 15% e 25%” da taxa de 35% paga atualmente.

Esse corte depende, sublinhou, de as empresas manterem a sua atividade em território norte-americano.

“Tudo o que têm a fazer é ficar. Não se vão embora, não despeçam os vossos empregados nos Estados Unidos”, disse.

Trump fez estas declarações num encontro com 12 empresários dos Estados Unidos, entre os quais Mark Fields, da Ford, Marillyn Hewson, da Lockheed Martin, Alex Gorsky, da Johnson & Johnson, Michael Dell, da Dell, ou Elon Musk, da Space X.

 

http://zap.aeiou.pt/trump-cancela-ttp-proibe-financiamento-entidades-defendem-aborto-146566