logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

A luta contra o acordo UE-Mercosul na Espanha

A luta contra o acordo UE-Mercosul na Espanha

A luta contra o acordo UE-Mercosul na Espanha

Ambientalistas e grupos parlamentares espanhóis, conhecidos como Ecologistas en Acción, têm vindo a pressionar o governo espanhol a não ratificar o acordo UE-Mercosul com base na sua preocupação de que o tratado “não protege o ambiente, o clima, a biodiversidade, nem os principais recursos de vida”.

O ERC – Grupo Municipal de Esquerda Republicana de Catalunya, lançou um projecto de lei a Dezembro de 2020 para travar este acordo com base em diversos relatórios, como o “Estudo de Impacto na Sustentabilidade do tratado encomendado pelo governo francês, que prevê um aumento de 5% na desflorestação da Amazónia, o que colocará mais pressão sobre ecossistemas já frágeis e comunidades indígenas”. Afirmando que, face a políticas negacionistas e predatórias, como as do Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, “qualquer acordo que seja negociado deve ter garantias sociais e ambientais vinculativas e invioláveis”.

A proposta aprovada na Câmara Municipal de Barcelona também se baseia na Declaração de Emergência Climática aprovada pela Câmara Municipal em Janeiro deste ano, bem como na resolução da Aliança Climática, composta por mais de 1.800 municípios – dos quais Barcelona faz parte -, contra este tratado.

Estes grupos manifestaram a sua preocupação, numa concentração realizada no dia 15 de Dezembro 2020 em frente à Comissão de Economia e Finanças em Barcelona, com o modelo agro-alimentar que é promovido por este acordo, porque “baseia o comércio em modelos agrícolas centrados na monocultura extensiva e poluente, no esgotamento dos ecossistemas, as importações e exportações de grandes cadeias agro-alimentares com baixos controlos de segurança alimentar e de OGMs, quando precisamos de acordos que promovam uma agricultura que reconstitua e regenere as economias e ecossistemas locais, que se revelaram tão essenciais com a pandemia da COVID-19, e que reconstituem o planeta”.

Ecologistas en Acción é uma confederação de mais de 300 grupos ambientalistas de toda a Espanha. Faz parte do ecologismo social, que entende que os problemas ambientais têm a sua origem no actual modelo de produção e consumo. O vídeo anexado foi produzido por este grupo para a TROCA.

Faz parte desta luta, assina a petição aqui.

Vídeo dos “ecologistas en accion” sobre o acordo UE mercosul: