logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

A TROCA envia carta a 5 ministros portugueses

A TROCA envia carta a 5 ministros portugueses

A TROCA envia carta a 5 ministros portugueses

A TROCA – Plataforma por um Comércio internacional Justo, ciente da importância de uma rápida reforma do TCE, que permita que toda a legislação destinada a cumprir os Acordos de Paris possa ser executada, enviou uma carta aos ministros dos  Negócios Estrangeiros, da Justiça, do Ambiente e Ação Climática , da Economia e das Finanças, exortando o Governo português a exigir da UE a reforma do TCE em tempo adequado, ou a sua retirada do tratado, à semelhança do que alguns ministros franceses e espanhóis fizeram, em carta dirigida à Comissão Europeia.

Em seguida damos a conhecer o conteúdo da carta enviada.

Ex.mo/ma Senhor(a) Ministro(a)

dos Negócios Estrangeiros,
da Justiça,
do Ambiente e da Ação Climática,
da Economia
das Finanças,

Em finais de 2020, alguns elementos do Governo francês, entre eles M. Bruno LE MAIRE Ministre de l’Economie, des Finances et de la Relance, enviaram a M. Valdis Dombrovskis Vice-Président exécutif Commissaire en charge du commerce, M. Frans Timmermans Vice-Président exécutif e Mme Kadri Simson Commissaire en charge de l’Energie da Comissão Europeia, uma carta(1), relembrando o objectivo da União europeia de se tornar até 2050 o primeiro continente neutro para o clima e a necessidade imperativa do Tratado da Carta da Energia ser reformado para não impedir políticas públicas, em particular as que são necessárias na luta contra as mudanças climáticas.

E prosseguiram, dizendo que, se a UE participa actualmente nas negociações para a modernização deste tratado, segundo o que foi estipulado pelo mandato adoptado pelo Conselho dos Estados membros em Julho de 2019, as três rondas efectuadas em 2020 não produziram resultados e os objectivos prescritos pelo mandato estão longe de ser alcançados; as partes envolvidas não parecem partilhar as ambições europeias e a discussão sobre a exclusão das energias fósseis do TCE, como é vontade da UE e a reforma mais ambiciosa do mecanismo de arbitragem investidor-Estado não avançou, sendo de lamentar a ausência de muitas das partes e o facto de consagrarem muito do seu tempo à discussão de questões secundárias. Deste modo, não estariam reunidas as condições para considerar uma conclusão satisfatória das negociações em curso, a curto ou médio prazo e, assim sendo, a UE e os Estados membros devem, em conjunto, mostrar as suas enormes preocupações face á condução do processo de modernização e indicar que, na ausência de progressos decisivos em 2021, convém tirar daí as devidas consequências: a opção de uma retirada coordenada da UE e dos seus Estados membros do TCE, deveria ser declarada publicamente.

Em 9 de Fevereiro de 2021, é a vez de elementos do Governo espanhol, Afancha González Laya, Reyes Mareto Illera e Teresa Ribera Rodriguez escreverem(2) à Comissão europeia, solicitando igualmente uma retirada da UE do TCE pelas mesmas razões.

A TROCA – Plataforma por um Comércio internacional Justo, ciente da importância de uma rápida reforma do TCE, que permita que toda a legislação destinada a cumprir os Acordos de Paris possa ser executada, exorta o Governo português a exigir da UE, em tempo adequado, a reforma dos aspectos referidos ou a retirada do tratado.

https://www.investigate-europe.eu/en/2021/why-a-green-reform-of-the-energy-charter-treaty-is-unlikely/

Queira receber Senhor(a) Ministro (a), as nossas saudações cidadãs

Pela TROCA

Ana Moreno, Conceição Alpiarça e Graça Horta