logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

Os abutres andam aí: o TTIP e como incentivar o capitalismo selvagem

Os abutres andam aí: o TTIP e como incentivar o capitalismo selvagem

Os abutres andam aí: o TTIP e como incentivar o capitalismo selvagem

Como pode o Conselho Europeu negociar algo sobre o qual os cidadãos europeus não estão minimamente informados?

Portugal foi um dos 14 países a subscrever recentemente uma carta dirigida à Comissão Europeia em defesa dos “investimentos” no âmbito do acordo transatlântico de comércio entre Estados Unidos e União Europeia – TTIP. “Defesa dos investimentos”, que é como quem diz proteção exclusiva das multinacionais e dos seus lucros. A ideia é construir um enquadramento jurídico garante dos investimentos e das expectativas de lucro.

O TTIP, em negociação semi-secreta, foi pensado para (neo)liberalizar os mercados económicos e facilitar (ainda mais) a vida às trocas comerciais efectuadas entre estas duas potências económicas. Mas de que trocas comerciais estamos mesmo a falar? Trata-se de um acordo direccionado para o investimento privado e que pretende servir toda uma rede de interesses que vai muito mais além do que possamos imaginar.

Como pode o Conselho Europeu negociar algo sobre o qual os cidadãos europeus não estão minimamente informados? E o próprio Estado português, que orientações anda a dar? Nada é claro e tudo se tem desenrolado na sombra daquilo a que ainda chamamos Democracia.[…]

Ler Mais

Texto de Carla Prino – Publico