Agradecemos o envio do vosso email, mereceu toda a nossa consideração.
Na passada terça-feira, no encerramento das Jornadas Parlamentares, o Bloco de Esquerda, através do seu líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, anunciou um projeto de resolução para a desvinculação de Portugal do processo de negociação do Tratado Transatlântico.
Cordialmente,
Fabian Figueiredo
Assessor Parlamentar
(21/05/2015)
___________________________________________________________________
Tratado Transatlântico é a “Nato do Comércio”, acusam bloquistas
“Há um tratado que está a ser negociado nas costas de todos nós: o Tratado Transatlântico. O Governo português delegou na Comissão Europeia a capacidade de fazer toda a negociação com os EUA para criar aquilo que alguns governantes europeus chamam de ‘Nato do Comércio’”, explicou Pedro Filipe Soares.
“Esta ‘Nato do Comércio’ serve para baixar os critérios ambientais, baixar direitos laborais e para baixar a capacidade do país em se industrializar”, avançou.
“Queremos levar o Tratado Transatlântico a debate na Assembleia da República, exigindo o mínimo essencial – que Portugal se desvincule deste tratado, que vai dizer que a exploração laboral e a precariedade vão ser ainda mais selvagens e que os transgénicos passam a ter as portas abertas na Europa”, afirmou ainda o deputado.
Segundo o deputado, o Bloco levará “este Tratado Transatântico a debate na Assembleia da República, dizendo que Portugal se deve desvincular deste processo, negando que se baixem direitos e que se baixem os anseios das populações”.
“É a primeira vez que uma iniciativa destas vai à Assembleia da República, de fact,o este é um debate que tem estado alheado dos parlamentos nacionais. Em Portugal, o Bloco de Esquerda chama à atenção para mais uma perda de soberania com a criação desta’“Nato do Comércio’, que subjuga dos interesses dos povos aos interesses das multinacionais”, alertou o líder parlamentar.






