Os povos e territórios do Brasil enfrentam um legado de destruição e violações dos direitos humanos. Durante quatro anos sob o regime anti-ambientalista e anti-indigenista de Jair Bolsonaro assistiram a níveis elevados de desflorestação e de emissões de gases com efeito de estufa, conflitos rurais e territoriais, abusos dos direitos humanos e trabalho escravo.
Apesar desta contínua devastação e com a Amazónia provavelmente num ponto de viragem irreversível, a UE continua a pressionar para um acordo de comércio livre com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) que, se ratificado, aumentaria a pressão sobre a região.
Nesta série de pequenos vídeos, produzidos pela Friends of the Earth Europe em colaboração com Amigos da Terra Brasil, os activistas da linha de frente e as comunidades afectadas pela devastação das empresas extractivas (por exemplo, expansão das monoculturas de soja, utilização de agroquímicos ou exploração mineira) partilham os seus pontos de vista sobre a situação actual que estão a viver.
Ajuda-nos a fazer ouvir as suas vozes! De hoje, 12 de Abril até 17 de Abril, Dia Internacional da Luta Camponesa.
Pelo ambiente, a agricultura e os direitos humanos ajuda-nos a deter este acordo!
Junta-te ao grito global Stop UE-Mercosul e divulga os vídeos nas redes sociais!