No passado dia 15 de Maio pelas 16h00 foi lançado o vídeo composto pela BioPorto no contexto do “Evento online pela Biodiversidade”, que conta com as contribuições da BioPorto, Partido os Verdes, Rede STOP UE-Mercosul da qual a TROCA faz parte, Quercus, Campo Aberto, Espaço Musas, Partido PAN e da TROCA.
O Evento visou promover uma agricultura e alimentação mais sustentáveis, a produção de alimentos de forma orgânica, sem recurso a Organismos Geneticamente Modificados e agroquímicos tóxicos, como o glifosato, respeitando e estimulando a biodiversidade, o ecossistema local, os recursos aquíferos. Bem como uma cadeia de distribuição sustentada, que dê mais poder a pequenos produtores e comerciantes e permita mais sustentabilidade em comunhão com o meio-ambiente.
Tudo isto se enquadra também nas lutas da TROCA por um comércio mais sustentável e justo – por oposição àquele que a UE tem vindo a consubstanciar em dezenas de tratados comerciais e que agora Portugal tão ardentemente deseja ver realizado no acordo UE-Mercosul. No vídeo produzido pela TROCA foi também mostrada a inter-relação entre a Biodiversidade, a protecção do Clima e a ameaça que o Tratado da Carta da Energia representa para ambas.
Afinal, são diversas vertentes de um empenhamento solidário pelo Planeta, pela Natureza, pelas Pessoas.