logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Carta aberta: lutem contra a Pandemia em vez de promover o comércio tóxico

Carta aberta: lutem contra a Pandemia em vez de promover o comércio tóxico

Carta aberta: lutem contra a Pandemia em vez de promover o comércio tóxico

Mais de 250 associações e colectivos da sociedade civil em todo o mundo – incluindo  a TROCA – fizeram um apelo aos governos mundiais. A carta aberta pode ser encontrada nesta hiperligação. Apresentamos desde já a tradução de um resumo das reivindicações principais da carta:

«Apesar da necessidade avassaladora de que os governos em todo o mundo dediquem todos os seus esforços a salvar o máximo de vidas durante da pandemia causada pelo coronavirus, alguns governos continuam a pressionar para que avancem as negociações na Organização Mundial de Comércio (OMC) bem como outras negociações de acordos de comércio bilaterais ou de outros tipos.

Nós exortamos os governos a: “Parar todas as negociações de tratados de comércio e investimento durante o surto de COVID-19 e focar-se, ao invés, no acesso a medicamentos e material médico essencial e em salvar vidas.

Também exortamos os governos a: Porem um fim a sanções unilaterais; assegurar que os países têm a flexibilidade para pôr de lado as regras comerciais que dificultam a sua capacidade de combater a pandemia; e de repensar o tipo de regras que são negociadas nestes acordos de comércio, incluindo aquelas que podem facilitar a existência de monopólios, reduzir o acesso a medicamentos a preços acessíveis e pôr em risco as vidas de pessoas em todos os países do mundo. »