Deputada Cristina Rodrigues solicita ao Governo que rejeite actual acordo UE-Mercosul

No dia 4 de Dezembro, a deputada Cristina Rodrigues apresentou um projeto de resolução na Assembleia da República em que recomenda  ao governo português a rejeição do acordo UE-Mercosul. O projecto refere que  um relatório, publicado pelo Comité Nacional de Comércio da Suécia, afirma que “são substancialmente relevantes os impactos ambientais” e as “consequências perversas” associadas a este acordo, “nomeadamente o aumento de emissões de gases de efeito estufa, a desflorestação e a destruição da biodiversidade”.

A deputada pede, por isso, ao Governo português que “assuma uma posição clara de rejeição ao acordo UE-Mercosul com a redação actual” e tome medidas para se “reformular profundamente o atual acordo ou de se criar um novo tratado que tenha como base o desenvolvimento sustentável”. Salienta que o novo acordo deverá assentar na “abertura de mercados para uma prosperidade partilhada, assente na criação de riqueza e de emprego, sem esquecer a importância dos direitos humanos, da justiça social e económica, da segurança alimentar, do bem-estar animal e dos ecossistemas”.

Faz parte deste movimento e diz NÃO ao acordo UE-Mercosul. Sabe como aqui.